IDA
MORUMBI SHOPPING
O piso de granilite é um dos principais elementos do projeto, em tom de rosa para aquecer e trazer leveza para a loja. A ideia surgiu com a vontade de trazer para o projeto um piso de casa com quintal, o granilite traz uma memória afetiva da casa de vó. Ao invés dos tradicionais caquinhos de azulejos (piso tradicional das casas operárias em São Paulo da década de 50), diferentes tipos de mármore foram usados para criar "confeitos" espalhados pelo piso - confeitos em "I" que faziam uma alusão ao I, de IDA, e para entrar em sintonia com os pilares da marca, 100% do entulho gerado pelo piso existente da loja foi usado como agregado no piso novo de granilite. Os "confeitos" de mármore aplicados no piso são restos de aparas de chapas de mármore, que normalmente são descartados e viram entulho.
Os dois mancebos de madeira foram criados pela arquiteta e mulher inspiradora Lina Bo Bardi, achamos que a Lina é uma mulher IDA. Nascida na Itália, Lina veio para o Brasil com o marido nos anos 40 para se distanciar do cenário pós-guerra. Se apaixonou pelo Brasil e naturalizou-se Brasileira. Aqui deixou suas obras mais importantes, entre elas Sesc Pompéia, MASP e sua própria casa, hoje espaço aberto para exposições e eventos, a Casa de Vidro. Seus projetos arquitetônicos transbordam anseios em criar espaços para todos e democráticos. Lina foi uma artista além da arquitetura, fez cenografia e também se destacou com design de mobiliário. Como a própria loja Etel conta, dentre tantas de suas experimentações, Lina criou os mancebos que são como manequins lúdicos, na loja SERVEM DE APOIO para pendurar roupas. Os mancebos são produzidos pela Etel com madeira certificada em uma reedição especial desenvolvida a partir de imagens históricas do acervo da Casa de Vidro.
Para a iluminação da loja queríamos criar uma luz DIVINA. A loja se configura quase como um pátio e sobre ele, uma luz que traz um clima solar. Que ilumina o banco da Ovo. No corredor de acesso aos provadores, uma luz frontal transforma um espaço ordinário em um espaço sensorial.
Os tecidos das cortinas dos provadores e o tecido para as projeções da vitrine são da Ecosimple. Feitos com reaproveitamento de retalhos e aparas de tecido da indústria e garrafas PET. Os tecidos Ecosimple são 100% sustentáveis, produzidos com fios e matérias primas recicladas assim reduzindo os impactos ao meio ambiente. Já é um tecido e fornecedor usado pela IDA, usamos tecidos para moda e para decoração, e muitas das divisórias da loja são feitas apenas por cortinas com caimento leve, tecidos fluídos e cores claras.
O sofá Jardim da Ovo dos designers Luciana Martins e Gerson de Oliveira, contribui para transformar o layout da loja em um espaço mais convidativo. O sofá faz uma releitura divertida ao paisagismo modernista brasileiro de Burle Marx. Na loja ele ganha vida como um grande banco, fica centralizado ao redor das araras, setorizando a circulação dos clientes.
Para uma marca que fala da mulher de verdade, manequins convencionais não eram uma opção. Queríamos retratar a mulher, seu corpo e a cor da sua pele de forma que criasse essa relação de identificação e naturalidade. Daí surgiu a ideia de usarmos um projetor para estampar na vitrine mulheres em escala real, vestidas com as roupas da marca. Além disso, os projetores possibilitam trazer movimento, mostrar as cores e caimento das roupas.